segunda-feira, agosto 01, 2005

Agosto... mês de desgosto, por quê?

Olha o que eu descobri sobre AGOSTO MÊS DO CACHORRO LOUCO ou ainda AGOSTO MÊS DE DESGOSTO...

Afinal, agosto é mesmo mês de azar? Por quê? Desde quando?

Ninguém tem esta resposta. E a crença parece não ter nacionalidade. ?As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil já transformada em ditado popular: ?Casar em agosto traz desgosto?. Por outro lado, é bom não ficar achando que no mundo todo é a mesma coisa: ?Na Alemanha, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham em se casar no mês de agosto, preferencialmente num dia de sexta-feira, o que não significa um desafio, mas um costume?. Quer mais? Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem faz isso está chamando a morte...?E não se esqueça de outros dois importantes indicativos que, queiram ou não, contribuem, e muito, para aumentar o poder das superstições que rondam esta época do ano.

1o. Na tradição do Candomblé, este é o mês consagrado a Exu, orixá das ruas, responsável pela realização das coisas na Terra.

2o. Agosto é ?mês de cachorro louco? (embora isso não seja verdadeiro, porque a raiva é uma doença que pode atacar em qualquer época do ano, ainda que as campanhas de vacinação se concentrem (coincidência?) em agosto...

Nenhum comentário: